Perfil do Estado


  • Folclore
  • Folclore é o conjunto de tradições, lendas, crenças e costumes populares. Cada Região possui costumes próprios do povo, seja na alimentação, nas danças ou nas crenças.

    Na alimentação destacam-se: a maniçoba, o vatapá, o caruru, o pato no tucupi, a caldeirada de tucunaré, o camarão no bafo, a farofa de pirarucu, o pirarucu, etc. A Castanha-do-Brasil está presente nos doces, bolos, biscoitos, tortas, sorvetes, cremes, etc.

    Dentre as bebidas citam-se: açaí, bacaba, tacacá, refresco de cupuaçu, de graviola, de maracujá, de taperebá, etc.

    A dança típica do povo amapaense é o Marabaixo, que é dançado durante a Festa do Divino.Um mastro é levantado e as pessoas dançam em torno, ao som de caixas e tambores. Durante a festa são servidas certas iguarias típicas como: beijo-de-moça, quindim, rosquinha, beijus, mingau de banana e de farinha de tapioca, etc.

    Na localidade de Igarapé do Lago, no município de Macapá, é dançado o batuque. Existem locais onde as comunidades conservam as tradições que são apresentadas nas festas religiosas.

    Em Macapá a principal festa é a de São José, seguindo-se o Círio de Nazaré. No Curiaú comemoram a Festa do Divino e São Joaquim. No Igarapé do Lago festejam o Divino e Nossa Senhora da Piedade. Em Mazagão Velho é comemorada a Festa de São Thiago. Na maioria das festividades dos santos padroeiros locais é dançado o Marabaixo, dança que caracteriza o povo amapaense.

    Na quadra junina são apresentados os cordões de pássaros e do boi. São notáveis as participações das comunidades nesse entretenimento folclórico. Os cordões consistem em representações teatrais, na maneira típica do povo. Durante o desenvolvimento da história, as personagens dialogam e cantam no linguajar local. Os cordões mais celebres são: do Papagaio, da Ema e do Boi.

    No Amapá existem lendas interessantes como do Manganês, do João de Gatinha, da Pedra do Guindaste e uma enorme quantidade de fantasias, como a do Boto, importante peixe do Amazonas.

1999-2011 Governo do Estado do Amapá - Todos os Direitos Reservados