Apresentações de Piratas Estilizados e Império do Povo lotam Central do Samba

Central do Carnaval, proposta conjunta do GEA e da Liga Independente das Escolas de Samba, já se consolidou como vitrine das agremiações carnavalescas (Foto: Gabriel Penha)

O público lotou a Central do Carnaval, na noite de domingo, 20, para prestigiar a apresentação das escolas de samba Piratas Estilizados e Império do Povo. O espaço, uma proposta conjunta do Governo do Estado e da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesap), já se consolidou como a vitrine das agremiações carnavalescas amapaenses.

Antes das escolas, um \"esquenta\" com o grupo Nosso Jeito, que animou a festa com grandes sucessos de outros carnavais. A alegria tomou conta da plateia. \"Estou gostando muito. Não sabia que o Amapá tinha um carnaval com essa magnitude\", conta a professora paranaense Litânia Mendes, 41, que passa as férias no Amapá, trazida pelo marido amapaense.

A Piratas Estilizados subiu ao palco por volta das 20h30, com sua bateria, rainha de bateria e casal de mestre-sala e porta-bandeira. Este ano, a agremiação homenageia um dos bares mais tradicionais do Amapá, com o enredo \"Bar do Abreu é Tradição! Estilizados vivencia sua história na apoteose da emoção\". Antes do samba deste ano, os intérpretes homenagearam outras escolas, cantando sambas de anos anteriores.

Império do Povo iniciou sua apresentação por volta das 22h. Este ano, a escola do município de Santana traz o samba de enredo \"Pedra Branca do Amapari: o tesouro da Amazônia\". A verde-e-branco de Santana empolgou o público, quando também prestou homenagem a outras escolas. Até o delegado Claudionor Santos, de Maracatu da Favela, aproveitou para saudar os intérpretes.

O encerramento do domingo na Central do Carnaval foi marcada pelo show da banda Saca-Rolha. No próximo domingo, dia 27, as escolas Embaixada de Samba Cidade de Macapá e Boêmios do Laguinho comandam a noite na Central do Carnaval.

A Central do Carnaval

A Central do Carnaval é uma das novidades do Carnaval Amapaense 2013. Trata-se de um grande espaço, montado na frente do Mercado Central, no Centro de Macapá, que serve como vitrine das escolas de samba locais.

No local estão sendo comercializados ingressos, fantasias e camarotes para os desfiles das escolas, no Sambódromo. As agremiações dão ao público, aos domingos, uma amostra do que levarão para a Avenida Ivaldo Veras.

O Governo do Estado é o maior patrocinador do Carnaval; o projeto de 2013 está estimado em R$ 3,7 milhões, sendo R$ 2,7 milhões somente para o desfile das escolas de samba, que acontecerá dias 8 e 9 de fevereiro, no Sambódromo.

Gabriel Penha/Seafro
Assessor de Comunicação Social