Universidade do Estado do Amapá inicia ano letivo de 2012

As boas vindas ao ano letivo de 2012, na segunda-feira, 27, foram dadas por turno e campi da Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Os estudantes ingressantes se uniram ao ainda tímido público veterano, no primeiro dia de aula que, por enquanto, aconteceu fora da sala, nos auditórios da instituição.

Além da recepção da reitora Maria Lúcia Teixeira Borges e equipe administrativa, os acadêmicos da Ueap foram recebidos por alunos e ex-alunos que, entre palavras de incentivo para a não desistência durante o percurso de três, quatro e cinco anos de graduação, falaram de suas experiências.

Em seu depoimento, o concluinte de Engenharia de Produção, Róbson Santos, do 10º semestre, fez uma abordagem geral do curso e um apelo para que os universitários que estão ingressando não desistam no meio do caminho. \"Segundo a revista Exame, a profissão de engenharia de produção está entre as dez que mais crescem no Brasil e entre as mais bem remuneradas\", salientou.

Por ser uma profissão que une a engenharia à administração, pode ser exercida em qualquer área industrial e empresarial em atuações tais como: gestão de recursos naturais, engenharia da estrutura organizacional, segurança no trabalho, entre outras.

Calouro de 2007, Róbson relembra as dificuldades que enfrentou com a falta de estrutura da instituição, mas ressalta um cenário bem diferente para os novos acadêmicos. \"Hoje já há recebimento de diploma. Quando eu entrei aqui, não havia nem perspectiva de quando isso ia acontecer\", encorajou.

A autorização para emitir diploma, concedida pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) no mês de dezembro passado, ainda é temporária e, segundo o documento, até que os processos de regularização dos 12 cursos que tramitam no órgão sejam concluídos.

O cumprimento das exigências do CEE, necessárias à regularização dos cursos superiores da universidade, aconteceu em 2011, tendo sido uma das conquistas que marcaram o avanço conquistado neste ano. Outra delas foi a entrada da instituição no sistema regulatório do ensino superior no Brasil, o que significa acesso a todas as ferramentas e vantagens destinadas pelo governo gederal ao ensino superior, entre outras.

A recepção dos calouros foi reforçada por uma programação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), composta de gincana e apresentações ao longo da semana.

Keila Gibson Rebelo/UEAP
Assessora de Comunicação Social