Secretaria da Receita Estadual começa emitir guia do IPVA

O boleto para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve chegar à residência do contribuinte no final deste mês ou no início de março. Mas desde já é possível consultar o valor, datas e forma de pagamento no site da Secretaria da Receita Estadual (SRE) - www.sefaz.ap.gov.br - e até mesmo recolher o imposto na rede bancária e nas casas lotéricas.

A alíquota permanece a mesma - 3% para automóveis, caminhonetes e embarcações recreativas ou esportivas, inclusive jet ski e aeronaves não destinadas à atividade comercial, nacionais e estrangeiras, e 1,5% para ônibus, microônibus, caminhões, cavalo mecânicos, motocicletas e similares ou qualquer outro veículo automotor não indicado anteriormente.

Até 15 de março o contribuinte pode recolher o valor em cota única do IPVA com desconto de 20% ou pagar a 1ª cota. Se o contribuinte optou por parcelar o IPVA, deve lembrar que a data de vencimento da 1ª cota é para o dia 15/03/2012. Os demais vencimentos correspondem aos dias 16/04 (2ª cota), 16/05 (3ª cota), 15/06 (4ª cota), 16/07 (5ª cota) e 16/08 (6ª cota). O prazo máximo para licenciamento se dará no dia 31/08 e a fiscalização começará no dia 03/09.

Recolhimento

Os valores de 2012 (IPVA, taxa de licenciamento, seguro obrigatório e eventuais multas e débitos anteriores) deverão ser pagos em qualquer agência do Banco do Brasil, Santander, Itaú, Bradesco, Basa, Caixa Econômica e casas lotéricas, com o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DAR), que poderá ser emitido nos sites do Detran - www.detran.ap.gov.br - e SRE - www.sefaz.ap.gov.br

Caso não receba o boleto, ou queira antecipar o pagamento, o contribuinte pode imprimir a guia de recolhimento pelos sites do Detran - www.detran.ap.gov.br - e SRE - www.sefaz.ap.gov.br

Nathália Porfírio/SRE
Assessora de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

Galeria de Fotos

1999-2011 Governo do Estado do Amapá - Todos os Direitos Reservados