Ferreira Gomes


Banhado pelo rio Araguari, é neste rio, dentro dos limites municipais que se situa a hidrelétrica Coaracy Nunes, e acontece o fenômeno da pororoca. Entre as inúmeras e exuberantes espécies florestais, existem em abundância ainda o Angelim, o acapu, a andiroba, a acariquara, a cupiúba, a maçaranduba e a quaruba.

O município foi habitado inicialmente por cabanos. Já foi sede da Colônia Militar Pedro II (1840), implantada pelo major João Ferreira Gomes, cujo nome deu ao atual município.

Em 1944 foi construída a primeira escola rural, na gestão do capitão Janary Nunes, primeiro governador do então Território Federal do Amapá. Em 1966 é construído o Grupo Escolar Ceará. Em 17 de dezembro de 1987 o distrito de Ferreira Gomes se transforma em município, pela Lei Federal nº 7.639. Dista 140 quilômetros de Macapá, e é um dos municípios do Estado com grande potencial ecoturístico.

Tem centro de saúde e postos médicos. Na sede do município, e em algumas localidades, parte dos habitantes dispõe de água tratada e esgoto. A partir das potencialidades municipais, foram traçados projetos de execução imediata. Implantação de um campo de mudas, recuperação de abertura de estradas vicinais e trilhas de exploração e ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água.

Estudo elaborado por Edgar Rodrigues

Dados do Município Características
Nome Oficial Município de Ferreira Gomes
Lei de Criação Nº 7.639, de 17 de dezembro de 1987
Limites Norte: Pracuúba e Amapá
Sul: Porto Grande
Leste: Tartarugalzinho e Cutias
Oeste: Porto Grande e Serra do Navio
Área 5.047 km2
População (IBGE 2010) 5.772 habitantes (recenseada e estimada)
Comunidades Principais Ferreira Gomes (sede), Paredão, Igarapé, Roberta, Campinho, Igarapé da Onça, Zebulândia, Onório e Igarapé do Palha.
Distância da Capital 140 km
Produção Agricultura e Pecuária
Transporte Rodoviário
e fluvial
Aeroporto Nenhum
Clima Tropical chuvoso
Temperatura Nunca inferior a 18°C
Grupos Indígenas Nenhum
Atração Turística Lagos, igarapés, pesca esportiva e o Carnaguari (Carnaval fora de época)
1999-2011 Governo do Estado do Amapá - Todos os Direitos Reservados